A Estrutura do Trabalho Científico dos Cursos Universitários – Parte 2 e 3

Bem,meus caros leitores do Teoria na Teia, agora eu volto com o assunto ” a estrutura do trabalho científico”, pois ainda restam os tópicos 2 – elementos textuais e 3 – elementos pós-textuais.

Neste artigo completarei o post anterior sobre este assunto. Eu vou falar sobre os elementos textuais  , ou seja, onde o corpo do texto é trabalhado.Logo em seguida, falarei sobre os elementos pós – textuais . Assim, segue o próximo item já adiantado neste post:

  • 2.Textuais: como todo bom texto deve Introdução, desenvolvimento e conclusão (principalmente trabalhos de cursos universitários).Assim, é onde se expõe o desenvolvimento dos capítulos do trabalho de pesquisa.São os argumentos necessários para a resolução do problema proposto

Elementos Textuais

De acordo com a ABNT é a parte do trabalho em que é exposta a matéria. Nos elementos textuais, núcleo do trabalho, compreende três partes: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Elas devem ter coesão, com transições que servem para localizar e identificar cada parte do desenvolvimento do trabalho que estão intimamente relacionadas.

Introdução (obrigatório)

Nesta parte do trabalho, demonstra-se como a pesquisa foi realizada. Oferece sua parte estrutural, contextualizando o leitor dentro do trabalho realizado.

A pesquisa deve ser feita levando em consideração a relevância social do tema escolhido, bem como o que levou o pesquisador a elaborar o seu estudo, os objetivos que se pretende alcançar, procedimentos e metodologia empregados.

De acordo com normas da ABNT, numa introdução, não se deve “repetir ou parafrasear o resumo, nem dar os dados sobre a teoria experimental, seus resultados, nem antecipar as conclusões e as recomendações decorrentes do estudo”. (NBR-10719).

Numa introdução, normalmente contém:

  • Uma discussão geral do tema escolhido, bem como o problema a ser resolvido (envolve uma pergunta para ser respondida);
  • A justificativa, perante o leitor, do tema escolhido, indicando a importância e o interesse do trabalho em questão;
  • Inserção do trabalho no contexto de outras abordagens;
  • A elucidação dos objetivos do autor e do trabalho desenvolvido;
  • A descrição da metodologia utilizada;
  • No final, uma breve apresentação de cada capítulo ou seção.

 

Para melhor desenvolvimento da introdução, sua aplicação é feita após o trabalho pronto (o que não exime o autor de fazer versões prévias até chegar na introdução ideal)

 

Desenvolvimento (obrigatório)

No corpo do trabalho, relatam-se os resultados da pesquisa, qualquer que seja sua natureza e abordagem.

A apresentação dos dados coletados e dos resultados obtidos deve ser feita de modo que o leitor possa acompanhar os passos do estudo e o raciocínio do autor. É importante lembrar que a linguagem científica deve ser utilizada em um capítulo do TCC, baseando-se sobre dupla exigência de clareza e precisão.

O que se denomina “Desenvolvimento do Trabalho”, é na verdade, um conjunto de capítulos. Ressalte-se que as divisões destes, em seções e itens, devem decorrer de exigências lógicas e não de critérios de espaço. É também a lógica interna do discurso que deve presidir ao arranjo/sequenciação dos capítulos. Estes devem conter, exclusivamente, o material relativo ao tema em estudo, evitando-se digressões e citações bibliográficas não pertinentes.

Clareza de expressão decorre de uma clareza de pensamento e de uma compreensão abrangente do tema tratado

 

Considerações Finais (obrigatório)

Considerações finais, ou conclusão, representa a síntese para a qual o trabalho se encaminha; constitui o fecho do trabalho, reafirmando a ideia principal discutida no desenvolvimento. Para ela, convergem os passos da análise e da discussão e nela se procede a um balanço interpretativo dos resultados obtidos.

Em outras palavras, a Conclusão caracteriza-se por:

  • Retomar à Introdução, evidenciando, assim, como o trabalho está organizado;
  • Oferecer um resumo sintético, mas abrangente, do desenvolvimento;
  • Representar a avaliação do trabalho realizado;
  • Externar com maior evidência as opiniões do autor, suas críticas, sugestões e contribuições ao assunto abordado;
  • Utilizar a expressão “considerações finais”, se o trabalho não for conclusivo.

A conclusão pode significar um avanço na possível superação do problema levantado ou abrir caminho para novas pesquisas.

 

Elementos Pós – Textuais

Segundo a ABNT, são os elementos que complementam o trabalho

  • 3.Pós – Textuais: são os complementos necessários usados para basear o texto

Referências (obrigatório)

É a listagem, em ordem alfabética, das fontes usadas para o desenvolvimento do trabalho.

  • As referências devem ser digitadas em espaço simples, separadas entre si por espaçamento 12.
  • O título da obras deve estar em negrito (em toda a lista).
  • Elementos essenciais das referências que são obrigatórios segundo a ABNT: Autor (es); Título do trabalho e subtítulo (se houver); Edição (a partir da segunda); Imprensa (local, editora, ano de publicação).

Exemplo:

NOBRE,Isaque.A Estrutura do Trabalho Científico dos Cursos Universitários. 3. ed. São Paulo: Nintendo, 2018.

OLIVEIRA,Pierre.Metodologia do Trabalho Científico.São Paulo: Sega,2018.

 

Apêndices ou Anexos (opcionais)

São documentos e/ou textos, com informações claras que servem para complementar o trabalho abordado. Quando houver mais de uma anexo, para cada página, deverá ter uma indicação com a palavra ANEXO no Alto da página (mantendo as letras maiúsculas) seguida do numero correspondente do escrito a que faz referência do trabalho.

 

 

Então é isso, meus caros leitores do Teoria na Teia. Para este e outros assuntos, assine o blog e receba as notificações em seu email.

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Sobre o autor | Website

Gosta de ler e de games - defendeu com coragem o mega drive perante seus amigos nintendistas. Inserido numa cultura nerd, geek e qualquer outro adjetivo que remeta ao universo de ficção,fantasia e jogos; enfim, gasta uma parte do tempo em Final Fantasy IX e a outra parte em GOT. Também gosta de assuntos relacionados à tecnologia e aprendizagem: nada como um apetrecho tecnológico, por exemplo, o raspberry pi para hackear a educação.Acha que modificar métodos, apresentar novos meios e aprender uns com os outros pode ser considerado uma missão de vida.

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