Teorizando games: Shadow of The Colossus

shadow of the colossus

E na E3 deste ano Shadow of the Colossus foi o misto de nostalgia e de euforia pela sua volta. Sim, é o mesmo jogo relançado para PS4. Há quem possa dizer que esperava-se uma continuação. Contudo, este título não só agrada a fãs como também aquece mais a expectativa de que pode estar vindo algo bom da franquia. Não acho que o não lançamento de uma continuação ou de um novo título (apesar do The last Guardian)  pode desanimar os entusiastas do game, ao contrário, só proporciona uma nova experiência de um jogo que até hoje é considerado como ótimo.

Como já sabido, temos o protagonista Wander e ele está tentado salvar Mono, na verdade ele precisa ressuscita-la. Ele encontra-se num lugar, onde , ao deixar a garota, precisa fazer sua missão para conseguir devolver sua alma. Sua missão é: derrotar todos os Colossos.

Ao passar do gameplay, vê-se belos cenários de mundo aberto. Na época do Playstation 2 os gráficos já eram muito bem feitos. A jogabilidade bem fluída, com situações que o jogador sente a dificuldade na medida certa do momento, se escalando uma plataforma ou um colosso, não importa, o momento propicia o grau de jogabilidade.

A trilha sonora é fenomenal, realmente dá o aspecto de filme, ação épica. As músicas fazem você entrar na história proporcionando o clima de interação necessária.

Derrotando o último Colosso nos deparamos com um plot twist incrível: você era, digamos, o vilão da trama. Todos os Colossos que encontrávamos eram guardiões (podemos dizer) que defendiam a Terra Proibida da entidade do mal Dormin.

Por causa dessa ação acabamos por ser absorvidos e trancados em uma espécie de espírito maligno – a mesma entidade do mal já supracitada –  e que é derrotado pelo xamã Emon e seus guerreiros.Nesta derrota, o protagonista da trama morre. No entanto, no final do game vemos , o que seria Wander só que em forma de bebe com chifres.

Levantando ainda a questão do que poderia ser a sucessão da franquia, foi então teorizada: Qual poderia ser a história? Qual continuação melhor seria suporte para comportar um enredo épico, segundo a teoria do Teia?

Eu sei que mais parece uma história do que somente ideia do que se pensa a respeito da continuação, mas é misturando tudo que se consegue chegar num resultado, talvez, aceitável ou pelo menos para divertido para quem imagina e para quem participa,rsrs.

 

Teorizando Shadow of the Colossus

“Problema: Na relação entre a paz da Terra Proibida e a proteção dos colossos, uma vez não tendo mais os seus guardiões, como manter a normalidade e proteção do lugar?

Hipótese: Wander será seu protetor temporário, ao passo que irá ressuscitar os colossos de região para que cada lugar da Terra Proibida possa voltar a ter a paz anterior que reinava.

Teoria: A Terra Proibida só poderá voltar a ser um lugar seguro por causa de Wander. Se uma vez ele foi a causa do problema, agora, será a causa da solução.”

Depois que o menino demônio nasceu, ele cresceria numa aldeia que progrediria sua tecnologia de acordo com o tempo. Passam-se poucos anos, Wander cresce sendo influenciado pelas histórias que seus guardadores ( pessoas da aldeia além do pai e da mãe que incumbiram-se de proteger o menino).E mesmo sendo uma outra vida se desenvolvendo, há uma ligação espiritual com sua vida passada (há muitas gerações). Essa conexão é sentida à medida que ele cresce.As mensagens ouvidas conforme Wander evolui como guerreiro diz muito a respeito de suas habilidades naturais a qual ele percebe que tem: Salta sobre plataformas, manobrar espadas e arcos, lutar com escudos são algumas coisas que impressionam quem o conhece.

Mas ele precisa ser guiado espiritualmente, pois ele percebe que tem uma missão, contudo, qual seria ela?

Intrigado com esse sentimento forte, em sua maioridade (passou-se vários ciclos lunares), ele entende de alguma forma que tem que desbravar outros lugares para poder se encontrar. Ele vai para leste de Nabur ,pois os antigos de sua aldeia o informaram de um velho sábio: Sheikan.

– Terei um encontro com o meu destino – Sentia Wander.

E assim foi, Sheikan o informa, através do contato que faz com o mundo dos espíritos, que Wander há muita vidas atrás foi Beruskan um ser de boa intenção. Queria salvar sua amada levando-a a Meridioan, onde se encontra o templo sagrado do sol .Para isso os espíritos locais o incumbiram a derrotar os Colossos, pois representavam uma ameaça a terra de Lepan.

Sem pensar duas vezes, Beruskan partiu nessa jornada derrotando à todos. Ao final foi possuído pela entidade Acordine derrotado pelos guerreiros de Lepan, foi trancado pelo xamã Nomen . Essa derrota na verdade era para lutar contra o mal que estava lacrado pelos Colossos a qual estavam responsáveis por livrar a terra de Lepan.

Em dado momento, Sheikan aponta para Elimot e diz:

– Berskan; Wander,é você!

Tomado por uma incomensurável mistura de surpresa e vergonha, Wander fica desolado. Na verdade foi um impacto grande. Porém, no fundo ele sentia que Sheikan estava certo, pois desde sempre ele tinha um sentimento de urgência, algo que ele precisava fazer, mas não tinha uma meta a seguir.

Sheikan vendo a angústia de Wander disse que ele poderia fazer algo o suficiente para limpar essa mancha que ficou. Wander não estava fadado a um futuro incerto (e talvez repetir o mesmo feito)  ele tinha um destino: Ressuscitar os Colossos.

Sheikan ,então, iniciou o processo de preparo espiritual que ele haveria de fazer em cada região específica. Para uma região, um elemento deveria ser dominado. Em Manshu, dominar a água. Em Dankar, dominar a terra.Em Sisar, dominar o ar.Em Ferm, dominar o fogo.Em Pterious, dominar o tempo. Em Newtan, dominar o grave1.Em Etmusan, dominar o éter.

No caso de Etmusan para poder dominar o éter ,Sheikan disse:

–O guerreiro que quiser controlar o éter deverá encontrar sua luz interior e, assim, transcender a sua corrupção2 .Fazendo desta forma purificará sua alma e salvará sua vida deste e de outros mundos.

Assim, sabedor do que deveria fazer, Elimot começou sua preparação espiritual. Guiado por Sheikan, manteve – se concentrado elevando sua alma para “tocar” a condição inicial: Saber chegar ao nível espiritual para evocar Colossus de região.

Sheikan:

Trata-se de se unir à matéria primordial, ser um com o elemento. Buscar em si um propósito melhor. Você ,desde o começo, na contagem do relógio de Pterious foi chamado para reparar um erro. A justiça urge, o que responde o seu sentido de conturbação e urgência. Enquanto vivias no seio de Manshu, foi estabelecido o seu destino. Dankar te chama para conquistar, contudo, tens que reparar um feito e trazer para ti aliados, onde irão te ajudar a derrotar um mal maior. Sisar te fez viver, te deu o ar que respiras. Newtan age com intensidade sobre ti, e você, acredite, é atraído por ele dia após dia. Ferm irá te forjar, prepara-te! Irás passar pela prova do fogo.E por fim se unirá ao Éter

 

Continua…

1 – Na modernidade é conhecido como gravidade.

2 – O ser humano tem graus de maldade, mas se converter a ela implica em optar por uma vida de maldade, podendo essa escolha ser a qualquer momento da vida. Ou seja, a corrupção trabalhada o faz ser mal em essência. Vencê-la é transcender e viver em pensamento de santificação.

 

Sobre o autor | Website

Gosta de ler e de games - defendeu com coragem o mega drive perante seus amigos nintendistas. Inserido numa cultura nerd, geek e qualquer outro adjetivo que remeta ao universo de ficção,fantasia e jogos; enfim, gasta uma parte do tempo em Final Fantasy IX e a outra parte em GOT. Também gosta de assuntos relacionados à tecnologia e aprendizagem: nada como um apetrecho tecnológico, por exemplo, o raspberry pi para hackear a educação.Acha que modificar métodos, apresentar novos meios e aprender uns com os outros pode ser considerado uma missão de vida.

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