CupHead – Os cabeças de copo/xícaras

E3 Cuphead

Para aqueles nostálgicos de uma época que viveu ou não, Cuphead é um jogo muito próximo (para não dizer igual) aos desenhos dos anos 30.Com um visual muito bonito e que remonta um período, Cuphead é uma game sidescroling no estilo ou com uma intensão, pode-se colocar assim, do jogo Contra já conhecido, pois usa-se na maior parte de tempo, tiros para derrotar os inimigos.

Cuphead também tem muitos elementos de plataforma, contudo, não se limita só a eles. Existe, pelos menos é o que se vê desde do seu anúncio,  muitas variações de estilos a qual o jogador deverá se adaptar para poder progredir na fase. Há, por exemplo, um estágio em que um avião é usado, caracterizando aquele velho dito da época de fliperama: Ah, esse jogo de “navinha”, rsrs.

Outra situação bota certa pressão ao player: o fato de não ter como acompanhar a “vida” do “Boss” por uma barra ou algo se que possa desaparecer gradativamente. Isso faz com que se tome cautela nos movimentos de ataque. Não é ,necessariamente, um rpg onde precise traçar todo um plano para poder atacar, porém, uma vez sabendo os “passos” de atuação do chefe da fase, não se faz um ataque qualquer para levar um dano a toa, pois, afinal, não tem como ser avisado , num primeiro momento, quando o inimigo está prestes a morrer.

O mapa também é importante destacar. Não são só pontos a percorrer para entrar na fase. Também o é, no entanto, há certa interatividade que o personagem pode ter e muitos lugares estão acessíveis para poder escolher. Não precisa ser uma sequência linear de acesso, o jogador escolhe os lugares que melhor achar que pode entrar. As possibilidades vão desde um estágio normal, um mestre para enfrentar, um local para adquirir itens, etc. Ou seja, o mapa não prende o personagem,e pode-se vê-lo não só como miniatura, mas dentro do mapa tem bastante abertura, digamos assim, e é melhor jogável comparando com outras franquias.

O conjunto de trilha sonora de época, gráficos bem feitos, cenários com estilos de jogos antigos (com ressalvas, em certo momento me lembrei de Mickey no título de Castle of Illusion), Cuphead esta sendo uma boa pedida até agora.

Cupahead saíra para Xbox One, Steam e PC em 29 de setembro

Sobre o autor | Website

Gosta de ler e de games - defendeu com coragem o mega drive perante seus amigos nintendistas. Inserido numa cultura nerd, geek e qualquer outro adjetivo que remeta ao universo de ficção,fantasia e jogos; enfim, gasta uma parte do tempo em Final Fantasy IX e a outra parte em GOT. Também gosta de assuntos relacionados à tecnologia e aprendizagem: nada como um apetrecho tecnológico, por exemplo, o raspberry pi para hackear a educação.Acha que modificar métodos, apresentar novos meios e aprender uns com os outros pode ser considerado uma missão de vida.

Receba artigos e dicas imperdíveis,
bem como materiais em primeira mão (é grátis)!

Não se preocupe, respeito sua privacidade.