5 filmes disponíveis na Netflix para quem gosta de tecnologia, física e sci-fi

Olá, pessoal!

 

Voltei com mais um post de indicações. Desta vez, venho indicar cinco filmes que estão disponíveis na Netflix que trazem como tema coisas relacionadas a ficção científica, física e tecnologia. Se você tem passado os últimos anos vivendo debaixo de uma rocha e não faz ideia do que estou falando, saiba: a Netflix é a maior plataforma de streaming de filmes e séries do mundo. Pagando a partir de R$19,90 por mês (o primeiro é de graça!), você tem livre acesso a uma enorme biblioteca cinematográfica.

 

Eu, como boa viciada em Netflix que sou, passo a maior parte do meu tempo livre assistindo séries e filmes. Por isso, selecionei cinco filmes disponíveis na plataforma para que vocês possam assistir. Prometo que em breve farei um post indicando também séries disponíveis por lá – e, quem sabe, outros posts indicando outros filmes com temas diferentes.

Sem mais delongas, vamos às indicações de hoje.

 

Ex_Machina: Instinto Artificial (2015)

Trailer:

Classificação: +14

 

 

Neste filme de ficção científica, um jovem programador de computadores chamado Caleb (Domhnall Gleeson) ganha um concurso para passar uma semana na casa de Nathan Bateman (Oscar Isaac), o recluso presidente da empresa onde trabalha. Após chegar na casa de Nathan, Caleb percebe que foi escolhido para participar de um teste com a mais recente invenção do CEO da Bluebook: um robô com inteligência artificial  chamado Ava (Alicia Vikander). No decorrer da trama ganhadora de um prêmio Oscar por melhores efeitos artificiais em 2016, os acontecimentos se desenvolvem a ponto de Caleb não saber mais em quem confiar.

Minha opinião: a história, que traz como tema principal o Teste de Turing1, se passa em contexto atual, em que realmente estão sendo desenvolvidos diversos softwares e mecanismos eletrônicos cujas inteligências são complexas a ponto de lembrarem muito a de um ser humano. O filme trata de um assunto muito importante e que nos leva a uma profunda reflexão: até que ponto o ser humano pode chegar na questão de desenvolver tecnologia, e como isso pode afetar nossa relação uns com os outros? Onde iremos chegar2 nessa “brincadeira” do ser humano de tentar ser Deus?

        1. Se você não sabe o que é Teste de Turing, leia aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teste_de_Turing
        2. O físico Steven Hawking fez um alerta sobre inteligência artificial em 2014. Leia: http://gizmodo.uol.com.br/stephen-hawking-inteligencia-artificial/

     

 

 

A Teoria de Tudo (2014)

Trailer:

Classificação: +10

Baseado em história real, o filme mostra como o jovem físico Stephen Hawking (interpretado por Eddie Redmayne, que ganhou um Oscar de melhor ator por seu papel) fez descobertas importantes para o mundo da Física – teorias sobre buracos negros – e retrata o relacionamento entre ele e Jane Wide (Felicity Jones), uma universitária de Cambridge. Além disso, mostra também os acontecimentos na vida de Hawking quando ele descobriu ter uma doença motora degenerativa quando tinha apenas 21 anos.

Minha opinião: o filme é muito legal para conhecermos a vida de um os físicos mais conhecidos da atualidade, e para entendermos em que momento ele descobriu ser portador de Esclerose Lateral Amiotrófica3. É possível, sim, através dele, aprender um pouco sobre as teorias de Stephen Hawking e acompanhar seu desenvolvimento profissional, porém, o foco da trama cinematográfica é seu relacionamento com Jane.

 

  1. Para saber mais sobre a doença de Hawking, leia aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Esclerose_lateral_amiotr%C3%B3fica

Jobs (2013)

Trailer:

Classificação: +12

 

 

Autobiográfico, o filme conta a vida do empreendedor revolucionário e visionário Steve Jobs (interpretado por Ashton Kutcher), um homem dedicado, determinado e rebelde que não se importa em “passar por cima” dos outros para atingir seus objetivos – desde o momento em que saiu da faculdade até o momento em que se tornou um dos maiores revolucionários da tecnologia do mundo.

 

Minha opinião: é um bom filme, apesar de o roteirista ter tentado contar muita coisa dentro de um curto espaço de tempo. A atuação de Ashton Kutcher é boa (não excelente), e sua aparência física lembra muito a de Jobs. Podemos acompanhar tudo, desde o início da Apple até os dias de hoje, quando a marca se tornou uma das líderes do mercado tecnológico. A trama mostra ainda que, apesar de ser um visionário, Jobs tinha dificuldades em se relacionar com as pessoas (algo que costuma ser comum entre as pessoas com grandes mentes criativas) e não foi o único por trás do enorme sucesso da Apple.

 

Donnie Darko (2001)

Trailer:


Classificação: +14

 

Domie Darko

 

Donnie Darko (Jake Gyllenhaal) é um adolescente incomum, um pouco problemático e muito inteligente que está no Ensino Médio. Ele apresenta traços de esquizofrenia e despreza a maioria de seus colegas de escola. Donnie tem visões (especialmente de um coelho monstruoso o qual apenas ele consegue ver) que o encorajam a fazer brincadeiras humilhantes e até mesmo destrutivas com quem o cerca. Um dia, uma de suas visões o atrai para fora de casa e lhe diz que o mundo acabará dentro de um mês. No começo, o garoto não acredita em tal profecia, mas um avião cai bem no telhado de sua casa, quase matando-o, após alguns minutos. É quando ele começa a se perguntar sobre qual seria a verdade sobre suas previsões.

 

Minha opinião: é um filme bem complexo e traz uma enorme discussão sobre a vida e a morte. Apesar de ser um pouco antigo (lançado há 16 anos), permanece uma ótima opção para quem quer assistir um filme de ficção científica. É um longa cheio de simbolismos e que se passa em dois universos diferentes. Após você assistir, acesse este link (http://www.donniedarko.org.uk/explanation/), onde toda a trama é explicada de uma maneira bem detalhada.

 

O Doador de Memórias (2014)

Trailer:

Classificação: +12

Doador de memorias

Uma pequena comunidade vive em um mundo aparentemente ideal, sem doenças nem guerras e também sem sentimentos. Uma pessoa é encarregada a armazenar estas memórias, de forma a poupar os demais habitantes do sofrimento e também guiá-los com sua sabedoria. De tempos em tempo, a tarefa muda de mãos, e agora cabe a Jonas (Brenton Thwaites), um jovem que precisa passar por um duro treinamento para provar que é digno da responsabilidade.

 

Minha opinião: o filme traz o mesmo estilo de trama de Jogos Vorazes e Divergente – a luta contra um governo totalitário e manipulador -, porém, não traz muita ação e nem muito romance. O longa, adaptação de livro de mesmo nome de Lois Lowry, foca em filosofias sociais complexas, que fazem você se questionar sobre a participação do Estado na sociedade como suposta proteção do indivíduo contra si mesmo. Além disso, traz a rainha do cinema Meryl Streep no elenco, ou seja: se ela está no filme, é sinal de que ele é bom.

 

That’s all for today, folks! Comentem se já tiverem assistido algum dos filmes que indiquei neste post, e peçam que tipo de temas de séries, filmes e livros que vocês querem ver por aqui. Logo, logo, eu volto!

 

PS – Não, este post não foi patrocinado pela Netflix.

PS 2 – Netflix, se você estiver lendo este post, estamos abertos para parceria HAHAHA

 

– Colaboração de Beatriz Manoela

Sobre o autor | Website

Gosta de ler e de games - defendeu com coragem o mega drive perante seus amigos nintendistas. Inserido numa cultura nerd, geek e qualquer outro adjetivo que remeta ao universo de ficção,fantasia e jogos; enfim, gasta uma parte do tempo em Final Fantasy IX e a outra parte em GOT. Também gosta de assuntos relacionados à tecnologia e aprendizagem: nada como um apetrecho tecnológico, por exemplo, o raspberry pi para hackear a educação.Acha que modificar métodos, apresentar novos meios e aprender uns com os outros pode ser considerado uma missão de vida.

Receba artigos e dicas imperdíveis,
bem como materiais em primeira mão (é grátis)!

Não se preocupe, respeito sua privacidade.