Tokyo Ghoul
Tokyo Ghoul
Extremamente interessante e envolvente;faz com que, quem aprecia um bom anime, participe de sua história e tenha uma ótima experiência de imersão em seu enredo.
As tensões e dificuldades dos personagens são muito bem trabalhadas individualmente e, de forma brilhante, articulam-se desenvolvendo bem a trama.
Questões são levantadas a todo momento desde o começo: Uma vida que muda de repente, uma cosmovisão distinta a qual Kaneki – personagem principal do anime – tem de adaptar-se.
Porém, quando tudo parece estar se ajeitando , de súbito, Kaneki, nesse novo mundo, precisa se reencontrar para manter-se fiel a seu princípio maior: Ghoul’s não precisam machucar humano, e vice-versa (é o que parece apresentar a todo momento no anime).
A trilha sonora é muito boa e traduz as emoções que o personagem está vivenciando.Quando há uma euforia quase desenfreada, o volume de uma ópera tocada ao fundo acompanha o ritmo da alucinação – por assim dizer.Em cenas de tortura, por exemplo, ouve-se um som de piano ao fundo saindo da escala do campo harmônico justamente para passar essa sensação de mal-estar intenso vivenciada na cena.
Os Pombos
Ghoul’s parecem ser um tipo de inimigo comum e bastante numeroso na cidade.Parece também existir unidades policiais,mas como o enfoque é essa rivalidade: civis X ghoul’s; os aspectos de crimes são voltados totalmente às unidades de investigação CCG (Comissão de Contenção Ghoul) que são organizados hierarquicamente em classes de investigadores e liderança.
Os investigadores que vão a campo são chamados de “pombos” pelos ghouls. Suas armas são as quinques – Kagunes de ghouls que são mortos e viram armas (e ate mesmo armaduras chamadas de Arata) feitas pelos cientistas (ou algo do tipo) da CCG.
O Coruja
Inimigo mor da CCG, onde suas aparições remetem-se ,normalmente, em acontecimentos anteriores ao início dos episódios.Ele tem um poder de regeneração de nível maior do que os ghoul comuns.Sua Kagune alcança quase a totalidade do seu corpo.
O Gourmet
Ele é conhecido assim,pois comete atos de canibalismo,porem, sempre visando um bom “prato” ghoul ,mas tambem come humanos.
Conhecido tambem por ser forte e ter um paladar sofisticado (um tanto quanto estranho)
Uma das maiores questões que são apresentadas no anime é qual forma de um ghoul de encontrar seu lugar no mundo.
Uma peça chave seria justamente Kaneki, um humano que passou por um processo que acabou por virar um quase-ghoul.Assim, sendo ele humano/ghoul começa a sentir os efeitos do que é ser um deles.
Uma característica seria a fome quase que insana e um paladar que rejeita qualquer tipo de comida humana (inclusive seu organismo).Eis o primeiro dilema: comer ou não carne humana,pois, sem a mesma não conseguiria sua subsistência.Desse modo ele poderia ser um canibal? Mas ele não é mais humano.E comer ghouls? Mas também ele faz parte agora do mundo deles.
Com o passar do tempo Kaneki começa a desenvolver afeição com os ghouls que ele convive e deseja muito protegê-los do que for porque a CCG (ou ate mesmo ghouls de outros lugares) se enfrentam constantemente. Porem, para ter uma Kagune e um organismo melhor para a batalha não ha coisa melhor para um ghoul do que alimentar-se de carne humana e ate mesmo de um deles.Eis outro dilema: para um bem maior, vale a pena fazer um mal ? os fins justificam os meios?
O anime é repleto desses dramas: em alguns casos quanto mais forte,mais solitário; dependendo do lado que estiver,as perdas que tiver, as consequências serão escolhas que poderão afetar não só um lado,mas os dois; amizades entre ghouls/humanos e ghouls/ghouls e a difícil decisão de permanecer em uma posição em detrimento da amizade.
Se lembram da trilha sonora? da só uma checada:
E agora em portugues a abertura da primeira temporada… (Detalhe para a ótima adaptação da letra)
Assim, Tokyo Ghoul é um anime mais que recomendado.