Flashcards e o aprendizado por meio de cartões

Introdução

Olá, mais uma vez aqui no Memory Theory. E hoje vamos ver uma técnica muito legal não somente para inovar na questão dos estudos. Na verdade ela já é empregada/conhecida há algum tempo: Flashcards.

O flashcard consiste num papel (podendo ser pautado ou não) ou pequenos cartões, que pode ser de papelão ou cartolina, e com ele tem-se a possibilidade de revisões completas da matéria estudada.

Para isso em um lado do cartão coloca-se geralmente uma pergunta, no seu verso sua resposta. Por padrão segue-se dessa maneira, mas nada impede que ao passar do tempo coloque-se desenhos, figuras ou qualquer coisa que simbolize o tema central a qual a pergunta também faz referência.

Na medida em que se melhore o baralho de flashcards ou a forma com que se faça o cartão, nas respostas que se faça às perguntas existe a possibilidade de se fazer um tipo de fichamento (de citação, por exemplo). E também na parte da frente, antes da resposta, pode ser colocado algo que sua explicação seja o conceito como resposta. Ou seja, depois de familiarizado com essa técnica sua criatividade pode dar mando a melhor forma de assimilar a informação. Mas lembre-se: a estrutura é sempre colocar algo de fácil visualização de um lado, e que possa se remeter a sua resposta do outro lado do cartão.

Assim, com flashcards consegue-se fazer resumos incríveis. Porém, para isso deve-se dedicar um tempo específico para isso. Para dinamizar com esse tipo de estudo, separe um tempo em casa de 20 à 30 min por dia para rever o tema abordado ou toda a matéria já construída nos flashcards. E no cotidiano, aonde for leve o seu deck de cartas (ou cartões), seja no ônibus, na fila do banco, enfim, houve um espaço de tempo? Use os flascards!

Para que serve

Flashcards servem como desenvolvimento do que se estuda para compreender toda uma matéria e seus temas, por assim dizer. Basicamente falando, se estiver estudando mecânica (Física), separe os cartões em cinemática – MRU, MRUV, movimento circular, movimento de queda livre, etc –; dinâmica – Forças de interação, leis de Newton, etc; Estática – Equilibrio dos corpos, etc. etc. etc.

Mas isso serve para qualquer tipo de matéria. Essa não é uma técnica específica de escola ou somente para “concurseiros”, mas sim, para ter o modo de postura ativa perante aos estudos. Muitos dos que desanimam na hora de estudar é porque tomam uma atitude passiva mediante aos materiais disponíveis. Na maioria das vezes só trabalham uma parte do cérebro , ou por só ler e tentar memorizar somente por repetição não consegue dar o “movimento” que sua atenção pede e se distraem facilmente.

Flahcards faz com que, ao tentar formular perguntas e/ou aplicar diferentes formas de se usar o cartão (obedecendo à estrutura), aquele que se debruça sobre os estudos tenha uma postura mais ativa possível.

Como usar

Como já disse anteriormente, muita coisa vai da sua capacidade criativa desde que se respeite a estrutura básica dos cartões. Sendo assim, vamos aos passos:

1 –Em um lado do cartão faz-se uma pergunta breve, onde esta deve remeter-se ao assunto que se deseja saber. No verso, coloca-se a resposta e/ou explicação. Um adendo: no primeiro lado do flashcard, no lugar da pergunta, também poder haver questões ou palavras-chave do texto, onde tanto quanto esta como a resposta consiga lembrar rapidamente o conteúdo.

2 – Isto deve ser repetido diversas vezes até que os flashcards ocupem toda a matéria. Assim, tendo-as em mãos, tentar responder a pergunta e/ou o conceito de uma palavra usada.

3 – Separe os cartões respondidos corretamente dos que errou colocando-as em duas pilhas diferentes, ate que se terminem todos os cartões feitos da matéria.

4 – Comece novamente a estudar, só que agora iniciando pelas perguntas que não foram respondidas corretamente.

5 –Quando estiver memorizando todo o baralho de cartões, um bom exercício de estudo é revisa-los embaralhado num ordem aleatória. Assim, fara seu cérebro trabalhar em um modo não linear como estava sendo de costume e, então, fixando melhor a matéria.

Resumindo

Em suma use flashcards para concurso, provas da escola, faculdade etc. O seu uso faz com que se tenha uma aplicabilidade mais completa na hora de estudar.

Por usar bastante perguntas sintéticas, curtas , bem como palavras-chave para explicação de conceitos, flascard é muito útil também para aprender palavras novas em inglês. Estudiosos dizem que para conseguir ter a possibilidade de um mínimo de conversa em uma língua específica, como o inglês, deve-se dominar pelos menos 2000 palavras. E aí, que tal aprender uma nova língua?  : J

Aliado a outras técnicas, os flashcards também podem dar dinamismo ao estudo. Assim como mindmaps (mapas mentais) é uma forma não linear de assimilação de informação, conseguindo estudar pelos flashcards de forma aleatória, produzir um mapa mental aperfeiçoara a forma como o seu cérebro poderá assimilar as informações, pois a técnica dos mapas mentais usa os dois lados do cérebro como expliquei aqui ó.

Enfim, no começo pode ter uma certa dificuldade por ser uma coisa nova (se for o seu caso).Se você já conhece e ainda não usou incentivo a tentar, pois os flashcards já são indicados em diversos cursos e aplicado por muitas pessoas pelo seu alto grau de efetividade.

Vou ficando por aqui, mas assine o blog logo abaixo para não ficar de fora dos posts novos.

Receba artigos e dicas imperdíveis,
bem como materiais em primeira mão (é grátis)!

Não se preocupe, respeito sua privacidade.

Sobre o autor | Website

Gosta de ler e de games - defendeu com coragem o mega drive perante seus amigos nintendistas. Inserido numa cultura nerd, geek e qualquer outro adjetivo que remeta ao universo de ficção,fantasia e jogos; enfim, gasta uma parte do tempo em Final Fantasy IX e a outra parte em GOT. Também gosta de assuntos relacionados à tecnologia e aprendizagem: nada como um apetrecho tecnológico, por exemplo, o raspberry pi para hackear a educação.Acha que modificar métodos, apresentar novos meios e aprender uns com os outros pode ser considerado uma missão de vida.

Receba artigos e dicas imperdíveis,
bem como materiais em primeira mão (é grátis)!

Não se preocupe, respeito sua privacidade.