Chrono Trigger

 

Chrono Trigger é um rpg aclamado pelos fãs, críticos de game ou qualquer um que curte um bom jogo.Reunindo o time mais mágico do mundo os conhecidos Hironobu Sakaguchi (Final Fantasy), Yuji Horii (Dragon Quest), Akira Toriyama (Dragon Ball) conseguiram conceber gráficos lindos, cenários muito bem feitos, personagens carismáticos, trilha sonora épica,história que prende você do começo ao fim.

Falando em história, o começo do jogo o jogador encontra-se na pele de Crono.Esta na época da feira do milênio. O evento está acontecendo quando Crono esbarra em Marle e a partir daí os dois andam juntos vendo as atrações do local.Um teletransportador,invenção de Lucca, é usado para fazer demonstrações, você acaba sendo cobaia do experimento que em primeiro momento ocorre tudo bem.

Marle, motivada pela curiosidade, decide ir também logo após.Contudo, sua jóia interfere no experimento e acaba por mandar para algum lugar e não se sabe aonde (por shen long! rsrs).Crono decide ir atrás embarcando no portal que apareceu pelo imprevisto do acontecimento.Aí então começa a aventura pela diferentes dimensões e pelo tempo.

Essa foi a introdução; no meio da trama se descobre que Lavos o grande vilão irá destruir o mundo.Ele está drenando a força vital da Terra e resta pouco para fazer isso parar.

O enredo do jogo é basicamente viagens no tempo, investigações em diferentes mapas e descobrimentos épicos em diferentes momentos no tempo onde dependendo das escolhas que fizer ocorrerá um final definido no jogo.

Há algumas reviravoltas durante a trama.Crono conhece um sapo espadachim que quer se vingar de Magus que o transformou naquela forma.Por sua vez, Magus é Janus príncipe do império de Zeal,contudo , se encontra como esse poderoso feiticeiro a qual Frog, o sapo, deseja se vingar por Cyrus , seu companheiro que foi morto pelo mesmo.Tudo isso, não é tão rápido de se descobrir.Inicialmente, não se sabe nada do passado de Magus, por exemplo.

Chrono trigger foi lançado originalmente para Snes em março de 95 onde alcançou muito sucesso.Outras plataformas também receberam o jogo.No ps1, tem cutscene’s muito boas com traços característicos de Toryama;nintendo DS e celular (IOS e Android) são outro lugares jogáveis do game .

É um rpg clássico, tendo seu modo de batalha por turnos usando o campo a qual se encontra (não tendo um cenário característico para isso como normalmente acontece).Para atacar é necessário que se encha uma barrinha, onde depois de encher desfere-se o golpe.

Os personagens

 

Como já apresentado, Crono é o personagem principal.Detentor do poder da luz, em modo de batalha usa diferentes tipos de espadas/sabres.Durante suas aventuras se demonstra prestativo e solidário pra com os seus amigos.Parece basicamente aquele personagem clichê de anime (tipo Goku, por que será? rs) comilão, muito forte e com uma inteligência normal.Está sempre pronto pra lutar.Ele tem fraqueza para poder do tipo sombra.Causa bom dano físico.

Marle, segundo personagem a entrar no grupo.Ela aparece na Feira do Milênio.Sua curiosidade aliado ao fato do pingente causar uma interferência na máquina a fez voltar no tempo.Sempre alegre.Domina o poder do gelo, sua fraqueza é o fogo.Ela também é pivô de uma das reviravoltas citadas anteriormente.A mesma é princesa e seu nome na verdade é Nadia.Ela tem por arma uma besta que atira flechas (dã… rs)

Lucca, terceira a aparecer.Esta exibindo sua invenção na feira.Ela é um gênio da mecânica constrói varias coisas arruma maquinários como é o caso de o/um robô que também é personagem atuante e jogável.Amiga de Crono (já sabido desde o início do jogo).Possui poder do tipo fogo e usa como arma a pistola.Especialista em ataque a distância.

Frog, cavaleiro/espadachim, sua vida é defender a rainha Lene (tambem dependendo da época, Marle ou é considerada como a mesma ou é vista  como descendente direta).É encontrado como um sapo humanóide.Deseja vingança contra Magus.Obtem uma das armas mais lendárias do jogo: a Masamune.Tem poder do tipo água.Tem bom ataque físico.

Magus, um dos personagens mais misteriosos de Chrono Trigger.Tem poder do tipo sombra/trevas.Ele inicialmente foi príncipe em Zeal, seu nome era Janus.Também teve um acontecimento trágico em sua vida e deseja vingar a morte de sua irmã Schala.Ao que parece, Magus faz parte de uma seita para ressuscitar Lavos, mas suas intenções nisso são diferentes do que se imagina (aqui acontece outro plot twist).Sua arma é a foice.

Ayla, em 65 milhões de anos antes de Cristo é líder de sua tribo.Forte guerreira conhece Crono em meio a uma emboscada em que ele se encontra (e seu grupo).Depois que é ajudada em seu conflito de vários embates de sua época contra uma raça inteligente de répteis (reptites) ela decide juntar-se a Crono e seus amigos.Seu forte são ataques físicos.Não possui magia.

Robo, vive num futuro pos-apocalíptico em Proto Dome.É encontrado, em um primeiro momento, desativado.Lucca usando suas habilidades e conhecimentos que tem, o conserta.Seu nome verdadeiro é Prometheus.Usa como arma seu punho robótico e laser’s.Robo é um personagem que demonstra bom balanceamento de seus atributos dentre os demais.

Gráficos

 

Com vários tipos de sprites o jogo responde muito bem em certas animações contextualizando-se.Apresenta uma variabilidade na paleta de cores deixando tanto o cenário como os personagens muito lindos e agradáveis revelando o tipo de aspecto que se deseja passar em determinado momento, por exemplo, quando se está no futuro pós apocalíptico o modo como as cores e o cenário estão arranjados mostra o modo de vista triste e bucólico que se insere naquela era.

Os níveis de detalhes que pode-se ver nos mapas e nos lugares demonstram os esmero com foi construir Chrono Trigger . O uso adequado da escala de cores muito bem harmonizado não fatiga o jogador durante batalhas e investigações (que é normal em rpg’s) dos diferente tipos de locais que se tem.

Há aqui uma grande facilidade de envolvimento  aliado a uma trilha sonora excepcional os gráficos apresentados facilita o dinamismo das ações necessária durante o jogo.Há de se deduzir que pelo excelente trabalho feito neste jogo ele utiliza muito bem a capacidade gráfica do console como se pode ver nas diferentes áreas do game e até na possibilidade na mudança de visão

esquerda – visão linear // direita – rotação de cena

Trilha sonora

Um elemento importante pra construir a história do jogo é a música.Os eventos que se desenrolam durante o enredo que, só por si já prende a atenção, aliado a toda ação dão “gás” ao jogador que fica “inspirado” em ir em frente.Essa receita deixa qualquer um viciado e instigado a batalhar, investigar mapas, achar soluções das dungeons, enfim, jogar mesmo.

E não foi diferente com Chrono Trigger a ambientação que as musicas dos respectivos cenários causam fazem uma imersão profunda com os eventos dos jogo.Quando se tem a idéia de superação, de perda ou simplesmente curtindo uma feira ( a feira milenar,rs) a sensação dessas ocorrências são quase imediatas não precisa ir se “acostumando” com a situação.

Também não se percebe uma “reciclagem” das musicas enquanto se avança durante os eventos.Cada trilha sonora realmente parece única a cada estagio que se alcança fora a qualidade do momento que é proporcionado pelas músicas.

A maior parte da produção das faixas ficou a cargo de Yasunori Mitsuda que deu “up” em sua carreira com o sucesso de Chrono Trigger que até hoje também é lembrado por sua Trilha sonora.Um outro grande nome é Nobuo Uematsu, já conhecido pelo sucesso de Final Fantasy, ficou numa espécie de supervisão da parte musical, por assim dizer, e que também compôs para o game.

 

Sistema de batalha

Aqui é um ponto que agrada a muitos. Como já dito no começo, o jogo mantém o modo de batalha por turnos,porem, aqui se tem o que é conhecido como Active Time Batle (ATB) um modo de luta ja conhecido, à época, em jogos de Final Fantasy.O personagem não é surpreendido pelo inimigo quando se esta andando por algum lugar, da pra vê-lo.Ao iniciar o embate não há uma entrada de cenário de luta ,mas sim onde o inimigo foi encontrado, não é em tempo real (o que é uma simples diferença de zelda, por exemplo.Não é nenhum ponto fraco por causa disso).

Quando se está em confronto, dependendo de como foi escolhido no começo do jogo entre ativo ou não, para que o jogador possa dar um golpe deve-se esperar encher uma barra para acionar a ação (barra do ATB) que pode ser escolhida entre técnica, golpe físico e uso de item.Em relação ao que foi mencionado anteriormente, obviamente a ação de ataque dependerá do personagem e de suas atribuições, por exemplo, Frog usa água como técnica e Marle usa gelo.

E por falar em água e gelo, combinando Gelo 2 de Marle e Água 2 de Frog temos a técnica  Geleira.Isto, em luta além das técnicas particulares de cada personagem existe combinações de magia que pode-se fazer realizando ataques duplos e ate mesmo triplos dos mais variados.O alcance dos ataques vai desde um unico alvo, alguns e ate todos e isso para todos os tipos de técnicas usadas em luta.

Alguns momentos críticos durante o game

Nesta parte será mencionado alguns pontos interessantes que chamam muito a atenção de como foi construído a trama, como segue:

Logo depois de salvar a princesa Nadia, Crono volta ao seu tempo normal e ao levá-la ao rei é confundido como um sequestrador e julgado sendo preso por esse delito.No momento do julgamento mesmo sendo inocente ou culpado ele acaba recluso. De qualquer jeito então cabe escapar da prisão.

Um outro momento importante também de Crono é sua luta contra Lavos.Em dado momento, numa das aparições do chefão final, digamos assim, a party toda fica muito ferida no confronto direto.Magus aparece de repente e tenta lutar contra ele, porem, sem sucesso.Então, em um ato desesperado (talvez) Crono emana toda sua energia de luz contra Lavos ao ponto de ele próprio ser obliterado.Agora, como muito da história é linear ressuscitar Crono parece ser meio obvio, mas tem como fechar o jogo sem fazer isso e ainda ser parte do enredo.O jogo contem múltiplos finais.

Como já mencionado no começo, Marle é encontrada na Feira do Milênio ela visita uma das atrações locais e subitamente é transportada para séculos atrás por uma fenda espaço-temporal.Neste tempo que ele se encontra agora é confundida com a Rainha Lena (que estava raptada desde então)

Ainda neste lugar, Crono consegue viajar no tempo e chegar até Marle.Contudo, só a tempo de verificar que sua existencia estava ameaçada,pois com a vida de Lena em perigo Marle como descendente direta podia desaparecer tambem.Assim acontece.Crono então, automaticamente, fica incumbido de tentar reverter essa situação achando a Rainha desaparecida para salva-la.

Lucca, a expert das invenções, tambem vai atras de Crono para o ajudar.Depois que a fenda se abriu, ela ficou trabalhando um forma de encontra-lo  e , talvez, criar um dispositivo que controla-se a abertura dessa fenda.

Em relação a questão de viagens no tempo, é revelado que Lucca tem um trauma de infância: Uma das invenções de seu pai amputou as pernas de sua mãe.Lucca não se perdoou,pois não conseguiu desligar a maquina.Esse foi um dos motivos que,digamos, a motivou a se interessar por ciência.Agora, ela poderia mudar o seu passado.

Estes só foram alguns momentos muito bons do enredo que deixa qualquer um preso a situações querendo saber sempre como irá ser o desenrolar do momento.Não é a toa que muitos até hoje não se cansam de jogar Chrono Trigger.

Algumas curiosidades

Radical Dreams – Uma espécie de jogo paralelo ao Chrono Trigger, estático, pois só existe texto e imagens foi lançado para o Super Famicom (snes  japones).Este jogo tem poucas referências a ao rpg abordado neste artigo e não é uma continuação.

Chrono Cross – Um ótimo jogo (e que merece que se trate a respeito dele) não é uma continuação de Chrono Trigger, porem, em muitos momentos há referências do mesmo durante os eventos de Chrono Cross, podemos dizer que o mesmo seria um sucessor espiritual.

Chrono Break – Houve uma especulação que se tinham rumores de uma possível reunião do Dream Team e que se trabalhariam numa real continuação de Chrono Trigger.Este seria Chrono Break, mas nada ainda parece muito claro.Na verdade é pouco provável que essa reunião aconteça.

CD com a trilha sonora – Rendeu um album triplo no Japão que foi um sucesso de venda a época.

Conclusão

Chrono Trigger é ainda um dos melhores jogos já produzidos e seu cartucho original tem grande procura por colecionadores que sabem da beleza desta criação.É um jogo que merecer ser jogado até para quem não é fã de rpg, pois é agradavel a qualquer tipo de “paladar gamístico”.

Seus gráficos bonitos com seus vários sprites permite várias animações diferentes, onde se verificar sua adequabilidade aos contextos apresentados.A trilha sonora aliada faz a imersão do jogador e sua apreciação do momento vivido que pode ser desde a ação rápida necessária até uma analise estrategica de execução de uma atividade.

Seu ótimo sistema de batalha dão ao jogador a sensação da urgência da ação com a ideia da estrategia, pois o personagem pode levar um hit enquanto a barra de ATB esta enchendo.Assim, sempre é bom aumentar o speed para ter maior oportunidade de mais ataques, por exemplo.Apesar do sistema ATB ja ter sido usado em outras franquias esse é um ponto muito elogiado do jogo.

O desenvolvimento do enredo, ou em outras palavras, a forma de como os eventos de amarram dão o aspecto de linearidade e o entendimento perfeito da história.Cada movimento feito o jogador é apreendido para o mundo de Chrono Trigger .A história é perfeita, não é que não possa ter alguns furos, mas não é nem de longe algo que atrapalhe de alguma mínima forma os acontecimentos e a apreciação da mesma.

Chrono Trigger ainda continua sendo uma ótima pedida para quem é gamer ou um jogador ocasional.

Sobre o autor | Website

Gosta de ler e de games - defendeu com coragem o mega drive perante seus amigos nintendistas. Inserido numa cultura nerd, geek e qualquer outro adjetivo que remeta ao universo de ficção,fantasia e jogos; enfim, gasta uma parte do tempo em Final Fantasy IX e a outra parte em GOT. Também gosta de assuntos relacionados à tecnologia e aprendizagem: nada como um apetrecho tecnológico, por exemplo, o raspberry pi para hackear a educação.Acha que modificar métodos, apresentar novos meios e aprender uns com os outros pode ser considerado uma missão de vida.

Receba artigos e dicas imperdíveis,
bem como materiais em primeira mão (é grátis)!

Não se preocupe, respeito sua privacidade.