Death Note
DEATH NOTE
A História
Light Yagami
Um estudante do secundário pronto para entrar em uma universidade.Por causa de sua genialidade e de uma visão de justiça própria, olha o mundo com desprezo e detecta um certo desespero.
Certo dia encontra um caderno de um Shinigami ( deus da morte ) e nele vem escrito algumas regras a qual todos os outros shinigamis seguem,pois, desde os primórdio dos tempos, os padrões de morte devem ser assim.
Regras:
“- O humano cujo nome for escrito nesse caderno morrerá; este caderno não surtirá efeito a menos que se tenha em mente o rosto daquele cujo nome esta sendo escrito.Portanto, outra pessoa com o mesmo nome não será afetada.”
“- Se a causa da morte da pessoa for escrita até quarenta segundo apos o nome da pessoa, segundo a unidade de tempo dos humanos, assim será feito.Se a causa da morte não for especificada a pessoa morrerá de parada cardíaca.”
“- Após escrever a causa, os detalhes da morte deverão ser escritas em ate seis minutos e quarenta segundos”.
É claro, Light não acredita nesse caderno que pode matar,porem, por alguma coisa – talvez curiosidade – o leva para casa.
Em certa altura do tempo ,ao vivo, passa um noticiário de um sequestro num colégio em que é divulgado nome e o rosto do sequestrador.
Aí então, a ideia obvia era usar o caderno.Depois de escrito o nome o resultado aparece: O sequestrador morre.
Detectado o poder que este caderno tem e ligado ao ideal de mundo novo,um mundo ideal; Light pretende reorganizar aquilo que em sua concepção é o certo a se fazer.
Logo no início é visto que, além dessa utopia parecer mais próxima do que nunca, as intenções de Light desembocam em um ser de alter-ego histérico, um psicopata que tem uma arma de destruição poderosíssima.Logo surge então, Kira.
L , Hideki Ryuga [Lawliet]
L tem uma super inteligência e trabalha em casos policiais de sua escolha.É uma espécie de agente independente que é requisitado em casos difíceis .Então, uma força-tarefa é levantada para trabalhar no caso Kira e acabam por trabalhar para L nessa empreitada.
Ele tem Watari, um funcionario,digamos assim, de L que faz as intermediações com a força-tarefa.
L tem um poder de dedução incrível e habilidade de raciocínio e reflexão eficazes.
Quando ele surge contra Kira, já se mostra para que veio.
Também motivado por um senso de justiça pessoal se reconhece em alguns aspectos no que tange,digamos, essa relação “polícia e ladrão” com Kira.Odeia perder tanto quanto ele, por isso, tudo mais se parece com um jogo e L está muito interessado em vencer.
Assim, então, apresentando os dois principais personagens, o enredo começa a se desenrolar com várias perguntas morais “rolando” ao longo da trama.
Kira/Ligth não é mais apenas um estudante que deseja que só as pessoas boas vivam.Ele deseja um mundo novo.
L , apesar de gostar de “jogar”, entende que o que esta acontecendo é errado e precisa ser parado (como muitos dos que se envolve na trama entende).
Porem, o anime mostra um lado do ser humano que é normal, por assim dizer, e que apóia as mortes da pessoas que são punidas por kira.Desse modo, há uma destruição em massa de prisioneiros, assaltantes, sequestradores etc.
Pessoas que pensam como Kira aparecem aos montes e evoluindo à aqueles que desejam a todo custo ser porta-voz dele.Aparecem ate alguns dispostos a o adorar.
Enfim, questões morais estão em xeque a todo momento.Seja quando matando propriamente ou até mesmo fazendo certo tipo de experimentos.
E isso dos dois lados,pois, inicialmente, usando o caderno para matar é necessário o nome e o rosto da pessoa, ou seja, um pouco a mais de exposição pode significar risco de vida para aqueles que estão “caçando” Kira.Volta e meia L,com a força tarefa, tenta usar isso para estar a um passo a frente.
Assim, quando Kira findava com a vida que,segundo a sua concepção, não faria falta no mundo; agora, faz parar todo aquele que se opõe ao seu caminho.Ou seja, pessoas inocentes começam a morrer.Até onde isso é necessário para criar um “mundo melhor”? Será que é possível tirar a maldade da humanidade? Um lugar para viver só com pessoas boas é possível a um “deus-humano”?
Outro detalhe interessante mostrado no anime é sua trilha sonora.Não é necessariamente as musicas de abertura e fechamento (que são boas também),mas como envolve suspense, drama, enfim, todas as condicionantes de uma trama policial, em dados momentos as musicas de fundo acompanham a tensão vivenciada na cena na medida certa, como, por exemplo,Soichiro Yagami vai prender um assassino com intensões mais ligadas ao dinheiro e poder,pois, de posse do caderno dado pelo shinigame Rem ( plano arquitetado por Light ), sendo ele executivo da Yotsuba, Higuchi usava esse poder a seu favor eliminando a concorrência para que sua empresa pudesse ser líder de mercado; a música tocada de fundo parece um toque de ansiedade com suspense pela tarefa a qual o personagem acreditava estar se findando naquele momento.
Mais um detalhe interessante são ,digamos, as identificações do verdadeiro ‘eu’ dos personagens.Como Light tem uma vida dupla, para as pessoas do seu meio ele era alguém comum,porem, em determinados contextos em que ele não podia se pronunciar como Kira, um aspecto interno aparecia na cena como forma de mudança na cor de cabelo apresentando sua real motivação naquele momento ou a expressão do que significa suas ações, sua essência.Por assim dizer, podemos conjecturar: Light tem o vermelho, pode significar sua maldade, o seu ser assassino.L, o azul podendo a real justiça apresentada pelo anime.Aizawa, amarelo, sua desconfiança.Enfim, os detalhes do anime apreende os expectador.
Misa Amane, é uma modelo requisitada por certas marcas para representar suas campanhas.Mas o que ela esconde é que tem um profundo respeito e uma quase veneração por Kira.Misa é agradecida a ele, pois, ele puniu o assassino de seus pais.
O ápice de sua admiração apareceu quando ela,obtendo os olhos de shinigami, decide tornar-se o Kira 2 e enviando algumas fitas a TV Sakura comunica-se em rede nacional com o objeto de sua admiração.
Logo, Light se encontra com ela e por uma quase volição compulsiva de Misa ela mesma se oferece para ser usada por ele como bem lhe parecer melhor.
Ou seja, com os olhos de shinigami ela pode ver o nome de quem ela quiser e escrever no caderno.Uma arma mortífera para Yagame.
Mas, L desconfiando de Yagame o deixa cada vez mais próximo a ele de alguma forma.Light sempre tem de agir com cautela,pois, qualquer coisa que possa acontecer com L ou com qualquer um da força-tarefa,Light será o primeiro suspeito.
Os passos dos dois antagonistas são sempre calculados minimamente
A essa altura o anime é mais que conhecido por uma legião de fãs que hoje existem.Então, para a introdução de dois personagens que aparecem posteriormente,será necessário revelar – o que ,necessariamente, o Teoria na Teia achou incrível essa reviravolta no enredo – , o que muita gente odeia quando se interessa por uma história e ainda não chegou numa certa parte (como já foi falado, muita gente conhece o anime.Assim, pode-se dizer que não é,necessariamente, um spoiler).
L morre… (pausa para um apertinho no coração e uma lagrima no canto esquerdo do olho).
E, como sempre, L pensou nessa possibilidade.Para isso, numa instituição fundada por Watari, duas pessoas já estavam sendo preparadas para o suceder: Near e Mello.
À época, adolescentes que repentinamente precisou colocar suas habilidades para continuar o trabalho de L.
Só tinha um problema: L não nomeou quem iria sucede-lo.Mello, emotivo como é, resolveu por sua conta procurar Kira.Near,mais parecido com L,não se pronunciou quanto a reação de Mello,porem, continuou com o plano de L, eis que surge,então, a SPK .Um grupo especial dos EUA com a missão de capturar Kira.
Apesar das habilidades impressionantes de Near e Mello fica evidente que individualmente não poderiam fazer o trabalho que o seu antecessor fez.Contudo, e de certa forma, eles parecem saber disso e numa altura da perseguição Mello toma atitudes que parecem contribuir para com Near.
O ápice do Anime arremata com um final muito bom para a história que, para alguém que ainda não viu ( se é que existe essa pessoa ), não vou revelar aqui ( uma dica, Ryuuk, o deus da morte, da um parecer do que pode estar por vir logo no começo).
Assim,esse anime é muito mais que recomendado.
“Deuses da morte adoram maçãs” – Kira.