O uso do PROCV em uma planilha
Para quem mexe com planilhas, já viu quando as informações alcançam um volume muito grande precisando de várias linhas, colunas e até mesmo várias abas em uma mesmo documento.Sendo assim, tomando como exemplo uma planilha de estoque, onde os produtos precisam ser alimentados na planilha quando faltam para ser resposto ou quando é necessário verificar se há algo específico em estoque ainda, algum valor que necessita ser verificado ou atualizado o PROCV (também conhecido como VLOOKUP) permite localizar os dados de uma linha ou intervalo de uma tabela específica. Esta função permite fazer uma busca ao longo de uma coluna, retornando como resposta a linha correspondente procurada.
Usando a função PROCV no Excel
Para a função PROCV há 4 parâmetros que devem constar (três são obrigatórios e dependendo do contexto, o quarto é opcional). São eles:
=PROCV(Valor que você deseja pesquisar; intervalo no qual você deseja pesquisar o valor; o número da coluna no intervalo contendo o valor de retorno; Correspondência Exata ou Correspondência Aproximada – indicado como 0/FALSO ou 1/VERDADEIRO).
1) Valor de pesquisa, ou seja, o valor que você deseja pesquisar
2) Intervalo de pesquisa – alguns chamam de matriz tabela – , ou seja, é o intervalo onde se deseja pesquisar o valor procurado. Deve-se delimitar corretamente o valor de pesquisa a partir de uma coluna inicial particular. Se o valor de pesquisa for algum produto que conste na coluna C2, então, o intervalo deve começar na coluna C.
3) A coluna que contém o valor de retorno dentro do intervalo procurado. Se o intervalo começar na coluna B,então, será a primeira coluna em questão; C, a segunda e assim por diante.
4) Para uma pesquisa que te dê um valor de correspondência aproximado, nesse caso, imputa-se na função VERDADEIRO. Para um valor de correspondência preciso coloca-se FALSO. Por padrão, se não houver nada imputado, o valor de correspondência será aproximado ou VERDADEIRO.
A seguir, veremos um exemplo, onde será tratado como valor de interesse o número da peça de uma planilha qualquer. Vamos considerar, abaixo do número da peça, seus respectivos códigos.
1) D13 é o valor de pesquisa, em relação ao exemplo da imagem é o código do número da peça que se deseja encontrar. Ou seja, é só digitar o código nesta célula que ela deverá retornar o que se deseja saber, neste exemplo, o preço.
2) B2 a E11 é o intervalo onde se encontra o valor da pesquisa
3) É o núm_índice_coluna ou o número de coluna na matriz tabela que contém o valor de retorno. No exemplo da imagem acima a coluna em questão é o preço da peça.
4) O valor de correspondência é exato, pois seu intervalo é FALSO
5) O resultado da fórmula PROCV é 85,73.
(nota: a fórmula é digitada na célula D14)
É isso aí, amigos do Teoria na Teia.
Para este e outros assuntos, assine o blog deixando o seu e-mail aqui embaixo
faça o download deste artigo aqui | Veja como se tornar uma fera no Excel aqui